Como encontrar um patrocinio para sua equipe esportiva

Nos esportes profissionais, o patrocínio é uma prática altamente estabelecida.

Todos nós já vimos sua presença nos nomes das marcas nos uniformes do jogador, os banners sempre em mudança no fundo, para não mencionar os spots publicitários durante, antes e depois do jogo.

Inferno, muitas vezes estádios inteiros são nomeados após patrocinadores corporativos!

No entanto, você não precisa estar no topo para obter um patrocinador para sua equipe. Mesmo as pessoas que jogam em ligas inferiores podem encontrar um patrocínio e, neste artigo, mostraremos como.

Não só você aprenderá o patrocínio e por que é uma boa idéia, mas também maneiras práticas de encontrar um patrocinador para sua equipe esportiva ou evento esportivo e fechar o acordo.

Isso será muito para entrar, então vamos começar.

O que é Patrocínio e Por que obter um Patrocinador?

No nível muito básico, o patrocínio significa obter ajuda para sua equipe sob a forma de dinheiro, bens e / ou serviços.

Embora pareça muito com doações, não é. A principal diferença é que o patrocínio não é uma via unidirecional, mas uma relação mutuamente benéfica entre o patrocinador e o destinatário.

Vamos ver o que cada festa se destaca.

Benefícios de patrocínio para sua equipe

O que você, sua equipe e clube saem de ter um patrocinador é óbvio: dinheiro, bens ou outros materiais de ajuda.

Os patrocinadores, na maioria das vezes, contribuem com recursos financeiros que podem ser investidos em uniformes, custos de viagem, equipamentos ou qualquer outra coisa que suas necessidades sejam.

Às vezes, um patrocinador também irá doar esses materiais diretamente, por exemplo, se eles são uma loja de artigos esportivos.

Outros patrocinadores podem doar refrescos para eventos ou disponibilizar seus serviços (por exemplo, uma empresa de ônibus que o transporta para jogos de distância gratuitamente).

Parece muito doce, certo? No entanto, ter um patrocinador não é apenas sobre como obter as coisas, mas também devolver. Então, o que há para o patrocinador (além dos mornos sentimentos distorcidos de fazer uma boa ação)?

Benefícios para o patrocinador

Para o partido patrocinador, o patrocínio é basicamente um investimento de marketing.

As equipes e os eventos patrocinadores oferecem exposição positiva. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento das vendas, ao aumento da notoriedade da marca e à fidelização dos clientes.

O patrocínio não é apenas o domínio das grandes empresas. Lojas pequenas e locais também podem usá-lo como uma ferramenta de marketing para melhorar sua posição na comunidade.

Ao imprimir seu logotipo em sua camisa, exibindo-o em bandeiras no estádio, panfletos ou qualquer outro material promocional, eles podem mostrar que eles apoiam sua equipe local.

No entanto, o patrocínio também continua a ser um investimento de marketing e, portanto, precisa ser justificado como qualquer outra despesa.

Felizmente, o patrocínio pode ser surpreendentemente rentável e muito mais barato do que outras campanhas.

No entanto, depende de você mostrar potenciais patrocinadores como uma parceria com sua equipe ajudará seus negócios e é exatamente sobre o que falaremos agora.

Como obter um patrocinador para sua equipe ou evento

Agora que sabemos por que o patrocínio é bom para ambos os lados, descubramos como você pode começar e começar.

Atribuir uma pessoa em ponto

Primeiro, alguém precisa assumir o controle. Encontrar um patrocinador corporativo leva tempo e esforço e, portanto, é melhor ter uma pessoa que assume a responsabilidade.

Isso não significa que ele ou ela tem que fazer todo o trabalho, ele pode (e deve) ser um esforço de equipe. No entanto, é bom ter uma pessoa que mantenha as rédeas na mão.

Ao procurar uma pessoa em ponto, tenha em mente que o patrocínio é principalmente uma transação comercial e escolher alguém com negócios ou habilidades de negociação seria um ativo.

Além disso, encontre uma pessoa que tenha a capacidade de fazer o trabalho bem e não está sobrecarregada com muita responsabilidade, como a equipe de treinamento.

Identifique suas necessidades e o que você pode oferecer

A primeira pergunta a responder é exatamente o que você precisa? Dinheiro para despesas de viagem? Novos uniformes? Transporte? Algo completamente diferente?

É mais fácil fazer um argumento convincente para o patrocínio quando você pode dizer às empresas exatamente qual será a contribuição deles.

Para determinar as necessidades da sua equipe, pode ajudar a reunir-se com todos os outros jogadores e membros do clube para colecionar idéias e classificá-las por prioridade.

Você provavelmente já tem algumas coisas em mente, mas não dói ao brainstorm.

Depois disso, é hora de considerar o que você pode oferecer aos patrocinadores em troca de seu investimento.

Para isso, pense primeiro em seus objetivos e desafios de negócios e, em seguida, que tipo de imóveis e possibilidades você tem para promover o seu patrocinador.

Aqui estão algumas idéias:

  1. Seu logotipo em sua camisa (o clássico)
  2. Banner em sua casa, campo, piscina ou onde você joga
  3. Logo e link no seu site
  4. Inclua-os em todos os materiais impressos
  5. Mostre seu logotipo em sua página do Facebook
  6. Crie um certo número de postagens de redes sociais que incluem seu patrocinador
  7. Dê-lhes o seu próprio gabinete de informação em seus eventos esportivos
  8. Distribua brindes patrocinados

Ao pensar sobre o que você pode oferecer, também é importante lembrar que você tem acesso a um público altamente segmentado e demográfico em que seu patrocinador pode querer acessar.

Considere as pessoas que são seus fãs e todos os outros no círculo de influência de sua equipe.

Isso inclui as pessoas que o seguem nas mídias sociais. Se você pode se orgulhar de um grande número de seguidores no Facebook, Pinterest ou outras plataformas, você dará uma alavancagem extra.

Colete tanta informação sobre eles quanto possível. Quanto mais você sabe sobre o tipo de acesso ao mercado que você tem para oferecer, mais direcionado você pode fazer sua abordagem.

Fazer pesquisas de mercado ajudará muito com isso.

Criar Pacotes de Patrocínio

Em seguida, é hora de agrupar suas idéias em ofertas bem embaladas. Ao empacotar suas ofertas, ele irá mostrar-lhes exatamente qual o tipo de benefícios que você pode oferecer e por qual preço.

Dessa forma, é fácil para potenciais patrocinadores escolher o que faz mais sentido para o seu orçamento, metas comerciais e tempo.

Ao calcular os custos, verifique se o esquema de preços se baseia em números sólidos.

Se você não sabe quanto pedir um pacote específico, isso ajuda a pensar em impressões. Estime quantas pessoas provavelmente verão a mensagem de um patrocinador em um determinado local.

Isso pode ser calculado a partir de seus visitantes médios em jogos, visitas ao seu site, seguidores de redes sociais ou destinatários de boletim informativo e lhe dará um ponto de partida para seus cálculos.

Máquina de Patrocínio contém um recurso de patrocinador que não só permite que você adicione patrocinadores ao seu site WordPress, mas também feche automaticamente as impressões e os cliques que eles obtêm. Apenas por suas informações).

Também é bom ter esses números para fazer backup de seu pedido e mostrar que você é sério e fez seu dever de casa.

Esteja ciente de que diferentes tipos de impressões serão de valor diferente para cada patrocinador. Ajuste isso em conformidade quando você entrar em contato com eles.

Você também pode oferecer extras como fazer de uma empresa o principal patrocinador de um evento. Considere isso em seus preços.

As empresas provavelmente terão seus próprios pensamentos sobre o que o patrocínio vale para eles e negociarão, mas isso faz parte do processo.

Identificar potenciais patrocinadores

Agora é hora de encontrar pessoas e empresas para abordar.

Como com tudo, é melhor começar com aqueles com quem você tem uma conexão direta. Como primeiro passo, você pede às pessoas no seu clube se seus empregadores são opções válidas e apresentá-los.

Outra boa idéia é caminhar pelo bairro da residência do seu clube ou usar sites como a Yelp para encontrar empresas locais.

No entanto, não se aproxime de ninguém, é importante ser estratégico sobre isso.

Certifique-se de que seus valores e os valores dos negócios se alinhem e que tenham interesse em seu esporte, evento, grupo demográfico ou comunidade.

Para isso, pense em quem poderia se beneficiar de ser conhecido em conexão com sua equipe. As empresas que são frequentadas por jogadores, suas famílias e outros membros da comunidade são um alvo ideal.

Além disso, o tipo de empresas que você aborda também vale a pena considerar.

Por exemplo, lojas de artigos esportivos podem estar mais interessadas em patrociná-lo do que um negócio que não está completamente relacionado.

Além disso, também ajuda a pesquisar quais empresas patrocinaram eventos ou equipes no passado e, portanto, são mais propensas a fazê-lo novamente.

Algumas grandes empresas também têm seus próprios programas de patrocínio dedicados (ou orçamentos para responsabilidade social corporativa) onde você pode se inscrever online.

Certifique-se de procurar por eles também, especialmente com as empresas que fazem sentido para o seu esporte.

Venha com pelo menos dez empresas potenciais válidas. Coloque-os em um banco de dados e comece a coletar seus detalhes de contato.

Para isso, você também pode fazer uma primeira rodada de chamadas para as empresas em sua lista e pedir a pessoa responsável pelos patrocínios.

Em empresas maiores, que muitas vezes serão um gerente de marketing ou publicidade, em pequenas empresas, muitas vezes você deve conversar com o gerente geral ou proprietário.

Enquanto você está no telefone, você também pode descobrir se eles fazem patrocínios e, em caso afirmativo, quais são os objetivos deles. Isso irá ajudá-lo a adaptar suas mensagens de forma mais direta.

O LinkedIn é outra possibilidade de encontrar pessoas responsáveis.

Crie e envie uma carta de patrocínio

Depois de criar seus pacotes de patrocínio e encontrar candidatos adequados, é hora de criar uma carta ou modelo de e-mail.

Enquanto um modelo que pode ser reutilizado para diferentes empresas é útil, você deve adaptar cada letra ao patrocinador específico que você enviou.

Um modelo áspero poderia ser assim:

Introdução: apresente-se, sua equipe, clube ou evento. Conte sua história, descreva o que você faz e por que procura patrocínio.

Mostre o seu potencial – fale sobre o tamanho e maquiagem do seu público e as possibilidades de patrocinadores. Se você já teve um patrocinador no passado, mencione-os e o que eles deixaram de trabalhar com você.

Fale sobre eles – Diga por que você se aproximou dessa empresa em particular. Mostre que você fez sua lição de casa e que desenvolveu uma idéia de como poderia ajudá-los, p. Ex. que você tem muita sobreposição na audiência.

Entregar a venda – Solicite diretamente o patrocínio, ao mesmo tempo que declara claramente os benefícios comerciais para o outro lado. Divulgue seus diferentes pacotes de patrocínio (adaptados) para que eles possam pesar suas opções e fazer uma escolha. Indique que você ficaria feliz em examinar os detalhes com eles.

Ligue para a ação – Finalmente, peça-lhes para entrar em contato com você, preencha um formulário ou faça o que quiser. Não esqueça de fornecer seus dados de contato. É melhor dar um número de telefone, um endereço de e-mail e um endereço de correspondência. Você também pode incluir o site da sua equipe. E não esqueça de agradecê-los por seu tempo!

Como você pode ver, a idéia é abordar isso como o início de um relacionamento mutuamente benéfico e de longo prazo.

É claro que é evidente que você deve se esforçar para o profissionalismo para se apresentar como digno de patrocínio.

Quando terminar, é hora de enviar as letras. Melhor ainda, entregue-os pessoalmente, pois é muito mais pessoal e faz uma grande impressão.

Acompanhamento

Pode demorar um pouco para potenciais patrocinadores para voltar para você, então não espere ouvir deles no dia seguinte depois de enviar a carta.

No entanto, se você não soube de volta dentro de uma semana, não hesite em acompanhar, de preferência por telefone.

Seja educado, mas direto, pergunte sobre sua proposta, quais são seus pensamentos e se há alguma coisa que eles precisem esclarecer.

Se eles recusarem, é bom pedir feedback e seus motivos. Embora todos possam não estar abertos sobre seus motivos, vale a pena pedir para lhe dar uma visão e informações valiosas para a próxima rodada de divulgação de patrocinadores.

Se eles estão interessados, ótimo! Tempo para organizar uma reunião e tornar as coisas funcionais.

Venha para um acordo

Se alguém mostrar interesse sério em patrocinar sua equipe, é uma boa idéia desenvolver um acordo escrito sobre os termos do patrocínio.

Porque ainda pode haver alguns detalhes para negociar e martelar, é melhor configurar uma reunião cara a cara embora falar no telefone também pode ser aceitável.

Quando você escreve o acordo, certifique-se de que especifica especificamente o que cada parte promete fazer na parceria. Trabalhe com isso até que ambos os lados estejam satisfeitos com um acordo mútuo.

Depois disso, tudo o que resta é a assinatura. Parabéns, você acabou de assinar o seu primeiro patrocinador!

Faça a sua devida diligência

No entanto, grande parte do trabalho real começa depois que você assina o contrato de patrocínio. A partir desse momento, sua responsabilidade é levar o acordo a sério e comprometer-se a fazer tudo o que prometeu.

Seus patrocinadores depositaram sua confiança em você (e seu dinheiro) e é justo que você faça sua parte.

Na verdade, é uma boa idéia fazer o seu melhor para fazer valer a pena seu patrocinador e ir acima e além do que eles esperam.

Dessa forma, você torna mais provável que eles sejam um “cliente repetido” e estão felizes em continuar o patrocínio.

Por exemplo, você pode enviar-lhes a prova do posicionamento de seus logotipos sob a forma de capturas de tela e fotos. Mesmo se você não concordou em fazê-lo, eles certamente apreciarão isso.

Com o módulo de patrocinadores Máquina de Patrocínio acima mencionado, você pode até mesmo dizer-lhes exatamente quantas pessoas viram seu logotipo e clicaram nele!

Além disso, não hesite em convidar seus patrocinadores para jogos e outros eventos. Ao chegar a uma distância extra, você verá que seus patrocinadores ficarão felizes em apoiá-lo novamente no próximo ano.

Pronto para obter um patrocinador?

Se você pode oferecer aos patrocinadores benefícios da vida real, encontrá-los é longe de ser impossível. Especialmente as empresas locais estão frequentemente mais do que satisfeitas em ajudá-lo.

O processo acima ensina em detalhes como descobrir o que você pode oferecer aos potenciais patrocinadores, bem como como encontrar e abordá-los.

 

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