Como perder o medo de falar em público – Como falar em publico

O medo de falar em público é muito comum, com quase 1 de cada 4 pessoas relatando estar ansiosa ao apresentar idéias e informações na frente de uma audiência.

Ser um bom orador público é uma habilidade essencial que pode ajudá-lo a avançar sua carreira, crescer seu negócio e formar relacionamentos fortes.

Os pesquisadores identificaram muitas razões pelas quais temos medo de falar em público, que você pode ler mais sobre aqui. Parece que a maneira como sentimos, pensamos e agimos com respeito a ter que falar em público pode aumentar ou diminuir a quantidade de medo que experimentamos significativamente.

Enquanto o medo ensina você a se proteger em situações de risco, permitir que esse medo se mantenha entre você e seu público pode impedir você de compartilhar idéias inspiradoras, falar de trabalho importante e apresentar soluções interessantes para problemas que afetam muitas pessoas. Em suma, é a perda de todos.

Como medo de falar em público? O que podemos fazer sobre isso?

Os fatores que causam medo de falar em público também são os fatores que os pesquisadores têm visado para ajudar as pessoas a superá-lo. Existem vários métodos para perder o medo de falar em público.

Alguns deles abordam o aspecto fisiológico do medo, outros se concentram nos aspectos cognitivos e alguns se concentram nos componentes comportamentais que contribuem para níveis mais altos de medo e ansiedade em torno do discurso público. Com base nessa pesquisa, aqui é por onde começar:

1. Saiba como colocar seu corpo em um estado de calma.

Uma variedade de técnicas de relaxamento pode reduzir o aumento da atividade fisiológica que o corpo produz automaticamente quando confrontado com um evento ou situação que causa medo.

No caso de falar em público, o estímulo que provoca o medo pode variar desde o próprio evento de fala propriamente dito até o mero pensamento de ter que falar em público.

Aprender a relaxar enquanto pensa, se preparando ou dando uma apresentação oral reduz a experiência de medo e impede que interfira com o desempenho. As técnicas de relaxamento envolvem aprender a controlar sua respiração, diminuir a freqüência cardíaca e diminuir a tensão em seus músculos.

Essas técnicas funcionam melhor quando comparadas com a exposição gradual ao discurso público. Por exemplo, você começa a aplicar essas técnicas primeiro quando você concorda em falar, então, enquanto você prepara seu discurso, e eventualmente quando você o apresenta.

Você também pode aumentar gradualmente a escala dos eventos à medida que você aprende a gerenciar sua ansiedade através do relaxamento, começando com público muito pequeno e subindo em números pouco a pouco.

Você também pode começar com discursos que são mais fáceis de preparar ou menos assustadores para entregar para dominar as técnicas de relaxamento e, em seguida, continuar a usá-las ao entrar em situações de fala em que as apostas são cada vez mais altas.

O relaxamento é uma técnica eficaz, com resultados rápidos, mas não necessariamente duradouros. Você também pode começar com discursos que são mais fáceis de preparar ou menos assustadores para entregar para dominar as técnicas de relaxamento e, em seguida, continuar a usá-las ao entrar em situações de fala em que as apostas são cada vez mais altas.

2. Desafie suas crenças sobre falar em público.

Outra maneira de perder o medo de falar em público é desafiar suas crenças sobre sua capacidade de preparar e entregar um discurso eficaz e impactante.

As abordagens de reestruturação cognitiva visam suas afirmações negativas ( eu não sou um bom orador, o público me parece aborrecido ), ou qualquer crença irracional sobre falar em público (as pessoas podem ver o quanto estou ansioso em estar no palco ).

Irracional, neste caso, significa que suas crenças não são suportadas pelos fatos ou pela sua experiência. O reframing cognitivo ajuda você a desafiar declarações e crenças negativas e substituí-las por declarações favoráveis, favoráveis ​​e pró-ativas.

É importante notar que essas técnicas não se destinam a simplesmente substituir o pensamento negativo com declarações vagas e sem sentido. Eles o desafiam a pensar de forma mais pragmática e intencionalmente.

Em essência, você está se ensinando a ver o discurso público como um evento não ameaçador que você pode aprender a lidar e se ver como um falante confiável em progresso.

3. Mude o foco do desempenho para a comunicação.

Uma abordagem cognitiva diferente inclui mudar sua perspectiva de ser avaliada como sendo de valor. Você se treina para ver o discurso público como uma situação em que você está se comunicando com as pessoas que você pensa que se beneficiará, em vez de pensar nisso como uma situação em que você será testado e julgado.

Essa mudança de perspectiva alivia você da preocupação de como você vai se deparar e enfocá-lo sobre como melhor transmitir sua mensagem.

4. Prepare, prepare, prepare.

A aparência de falar em público é apenas o culminar de um processo completo de preparação e ensaio da sua apresentação. Quanto mais preparado você estiver, menos preocupado será parecer ficar nervoso, esquecer suas linhas ou perder o seu pensamento.

Pense sobre a quantidade de atores do trabalho colocados na entrega de scripts inteiros na frente do público. Aproximando-se da fala pública da mesma maneira que os atores se aproximam, o ajudará a mudar seu foco de preocupação para a preparação, e quanto mais preparado você estiver, mais focado em sua mensagem e menos distraído pelo seu medo, você será.

5. Procure mais oportunidades para falar.

Se você está trabalhando em suas respostas corporais ao medo, sua visão de si mesmo como orador ou sua abordagem geral para falar em público, quanto mais experiência você receber, mais confiança ganhará.

Encontrar e criar oportunidades de falar dá-lhe a oportunidade de praticar o que aprendeu e melhorou nisso. Além disso, ajuda você a aprender a usar suas próprias experiências para continuar aprimorando suas habilidades de apresentação.

Essencialmente, você aprende com o que não funcionou bem, em vez de se punir por isso. E quanto mais vezes você fala, mais você percebe que o que faz um bom orador é uma combinação da nobre intenção de informar ou inspirar uma audiência, uma mentalidade positiva e muito trabalho de preparação.

6. Peça ajuda.

Embora você possa fazer muito para superar o medo de falar em público por conta própria, existem muitas opções disponíveis para uma ajuda extra pequena. Obter ajuda pode, em muitos casos, ser uma maneira mais efetiva de obter resultados do que fazê-lo sozinho.

Existem várias intervenções testadas disponíveis para ajudar a superar o medo de falar em público e muitos profissionais especializados que os entregam.

Além de pedir profissionais para ajudar, existem consumidor – organização de grupos, como falar em publico, que também oferecem oportunidades para a construção de suas habilidades em um não-ameaçador e não-comprometedora ambiente. Muitas pessoas se juntam a esses grupos especificamente para superar seu medo de falar em público.

A linha inferior é que, se algo o assusta, você irá evitá-lo, e se você evitá-lo, você não terá prática suficiente, e quando você não for bastante praticado, você não vai melhorar, e se você estiver não ficando melhor nisso, você continuará a ter medo disso.

Este ciclo de medo pode continuar e continuar. Mas não precisa. Com o número de opções disponíveis, depende de você decidir quando e como quebrar esse ciclo de medo de falar em público.

ORATÓRIA EXTREME – INTELIGÊNCIA COMUNICACIONAL

 

 

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