Hamster Feliz: Manual completo sobre como cuidar de seu Hamster
Os hamster são, muitas vezes, o primeiro animal de estimação para os adolescentes e crianças estes roedores são uma boa opção para os mais pequenos de casa pois são animais amáveis, pequenos e, são bastante fáceis de cuidar e baratos de manter.
Com a devida atenção e cuidados, os hamsters podem chegar a viver até cinco anos mas, para conseguir que a sua vida seja saudáveis, deve ter em conta alguns fatores sobre o cuidado deste pequeno roedor.
Ainda que você seja um marinheiro de primeira viagem no que se refere a cuidados com o seu novo pet, aprender como cuidar de um hamster será muito mais fácil do que você pode imaginar.
Uma das maiores vantagens de ser tutor de um hamster é o quão simples seus cuidados e a manutenção de seu bem-estar são. Ainda assim, é claro que surgem dúvidas e inseguranças, e é por isso que nós preparamos um manual completo sobre como cuidar de um hamster para te ajudar!
Como cuidar de um hamster no primeiro dia
Antes de trazer o seu novo pet para casa, certifique-se de preparar a gaiola e todos os outros acessórios adequadamente, garantindo que a transição de lar seja o mais tranquila e leve possível para o seu novo bichinho.
Seu hamster pode viver em uma gaiola de metal com uma base bastante sólida e segura, além de uma abertura grande o suficiente para sua mão poder entrar; ou em um aquário de vidro com uma tampa que permita bastante ventilação. Cubra o chão da gaiola com serragem ou outro material indicado pelo seu profissional de confiança.
Checklist para os cuidados com hamsters no primeiro dia:
- Uma casinha bem ventilada e espaçosa, de acordo com o tamanho do seu hamster;
- Bebedouros e comedouros instalados;
- Rodinha para os exercícios diários e brinquedos para o seu pequeno roedor;
- Uma casinha ou túnel para ele dormir;
- Substrato ou outros materiais atóxicos;
- Feno ou outras folhas secas indicadas pelo profissional de sua confiança.
Permita que ele se esconda na casinha ou no túnel e só o chame para fora de vez em quando, conversando gentilmente com ele enquanto ele explora o seu novo habitat. Para um primeiro contato direto, tente oferecer um pedaço de comida e faça um carinho leve entre as orelhas dele enquanto o assiste comer.
Caso ele fuja do seu contato, seja paciente e tente novamente depois de alguns minutos. Seja sempre gentil e evite atrapalhá-lo quando ele estiver dormindo, pois hamsters podem ser bastante mal humorados ao acordarem.
Esta fase de transição deve durar cerca de três semanas, período em que você e seu novo pet se ajustarão ao novo cenário. De qualquer forma, todos os cuidados são bastante simples e podem, inclusive, contar com a ajuda de crianças!
Alimentação do hamster: como é no dia-a-dia?
Instale o comedouro do seu hamster longe da casinha, evitando que o pet confunda as coisas e acabe comendo a própria casa, o que é bastante comum de acontecer. Depois disso, certifique-se de trocar a água do bebedouro diariamente e escolher uma ração para hamsters de alta qualidade, garantindo a melhor nutrição possível ao pequeno roedor.
Você também pode oferecer algumas frutas e vegetais frescos ao seu hamster de vez em quando, como petisco.
Certifique-se de colocar uma pequena quantidade por vez, para consumo imediato, evitando que o alimento estrague antes de ser ingerido e acabe fazendo mal ao pet. Para ter acesso aos melhores produtos e profissionais que te orientarem sobre como cuidar de um hamster. Mais Clique Aqui
Seja o primeiro a comentar!